11/9/2009
Ministro confirma que Brasil estuda liberar o uso do diesel em “carros de passeio”

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta quinta-feira (10) que o governo brasileiro está “começando a estudar a possibilidade de adotar o diesel como combustível para automóveis”. Reforçando o discurso, o ministro lembrou que na Europa o diesel é utilizado para abastecer automóveis “de passeio” há muito tempo.

Volkswagen Golf GTD 2010

Atualmente existe um projeto em tramitação no Senado que visa permitir a venda de carros de passeio equipados com motores movidos a diesel. A restrição ao uso deste combustível para este tipo de veículo foi estabelecida em por uma lei criada em 1976, estimulada principalmente pela crise do petróleo que o Brasil enfrentava na época e pelo projeto Pró-álcool. Desde então nada mudou e a restrição permanece até hoje.

Novo Polo europeu

Cada vez mais as montadoras estão desenvolvendo motores à diesel extremamente econômicos e robustos. Caso o diesel seja liberado para carros de passeio no Brasil, grande parte das montadoras não terão problemas em oferecer seus modelos por aqui, pois a maioria já produz no Brasil versões equipadas com estes motores para exportação.