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26/10/2009
Revista diz que VW pode fazer o maior Recall do Brasil – VW investiga defeito em motor 1.0
Problemas nos motores Volkswagen 1.0 e 1.6 dos modelos
Gol, Voyage e Fox relatados por proprietários começam a ganhar atenção de
grandes revistas e jornais do país. Discussões sobre os problemas também já
estão ganhando volume nas comunidades de relacionamento, os quais podem gerar o
maior e mais caro Recall do Brasil. A
Revista EXAME publicou uma reportagem onde relata que problemas nos motores do
Gol, Voyage e Fox pode ocasionar o maior Recall da história da Volkswagen. Um
trecho da reportagem diz: “Um
executivo da empresa e dois concessionários confirmaram a EXAME que a
Volkswagen analisa a possibilidade de convocar mais de 1 milhão de veículos
produzidos entre 2008 e este ano, equipados com motores 1.0 e 1.6, para
substituir partes do motor. O motivo seria um defeito ocasionado por peças
estruturais que não receberam um tratamento térmico — o que poderia provocar,
na pior das hipóteses, uma explosão”. De
acordo com a Revista, caso seja confirmado este Recall, estima-se que seus
custos possam passar de 1 bilhão de reais, pois envolve a retirada do motor do
carro, tempo de reparo de mais de um dia e uma operação logística complexa. Neste
fim de semana, uma outra reportagem veiculada no Jornal da Tarde e parte no
site do Estadão (SP) com o título “Defeito misterioso atinge motor 1.0 de carros da Volks” informa que a Volkswagen
admite a existência de um defeito nos motores 1.0 flexível EA-111 que afeta
modelos como Gol G5 (nova geração), Voyage e Fox. Ao jornal, a marca informa
que ainda não conseguiu identificar sua origem e que um parecer oficial será
divulgado em dois ou três meses. Nesta
reportagem, o problema relatado é sentido com um barulho constante no motor.
Nas autorizadas, se constata redução no nível de óleo, e em decorrência disso,
outros problemas em diversos componentes. A
Volkswagen já tem conhecimento de 300 casos, todos de carros equipados com o
motor 1.0, nenhum com o 1.6. O gerente executivo de Engenharia da Volkswagen do Brasil, João Alvarez
Filho, disse que o Recall não deve acontecer: “Por não se tratar de um defeito
que compromete a segurança, não faremos recall”. |
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