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30/11/2009
Jeep Grand Cherokee Limited evoca a tradição lameira, mas gosta mesmo é do conforto 

A Jeep sempre foi uma espécie de ícone americano do fora-de-estrada. Mas como muitas montadoras passaram a explorar o rentável segmento dos utilitários esportivos, aliando mecânica 4x4 ao conforto, a marca do Grupo Chrysler se viu obrigada a aumentar a dose de requinte em seus modelos. Por isso, a cada geração, a Jeep trata de aprimorar ao máximo o seu maior utilitário esportivo, o Grand Cherokee. No Brasil, a marca também resolveu dançar conforme a música. Começou a vender a versão turbodiesel do modelo, antes só disponível em configurações a gasolina.

Grand Cherokee 3.0 V6

O raciocínio da Jeep foi rápido e lógico. No nicho de utilitários esportivos grandes, 60% dos modelos vendidos têm motorização diesel. A nova versão é uma tentativa de melhorar o desempenho de 40 unidades/mês do Grand Cherokee no ano. Para tal, a engenharia dotou o modelo com generosos recursos. O propulsor é um 3.0 com turbo de geometria variável e seis cilindros em "V". A unidade, fabricada pela Mercedes-Benz (resquício da época da holding DaimlerChrysler, extinta em 2007), trabalha com uma caixa automática de cinco velocidades e gera 215 cv de potência a 3.800 rpm e torque máximo de 51,8 kgfm disponível entre 1.600 e 2.100 rotações.

No mercado brasileiro, o utilitário esportivo é vendido também nas versões a gasolina: 4.7 V8 de 303 cv, Overland, com um HEMI 5.7 V8 de 360 cv e SRT8 com um 6.1 V8 de 426 cv.

Grand Cherokee 3.0 V6

A tradição off-road é ressaltada com vários equipamentos. O Grand Cherokee diesel tem estrutura em monobloco e conta com o sistema de tração Quadra Drive II com opção de 4x4 integral e reduzida. Além disso, tanto os diferenciais dianteiro, central e traseiro são autoblocantes e têm escorregamento limitado. Segundo a marca, esse sistema permite que 100% do torque possa ser direcionado para uma única roda quando necessário. O veículo também oferece controle de velocidade em descidas e assistência de arrancada em subidas.

Grand Cherokee 3.0 V6
 

Na parte de segurança, o Grand Cherokee conta com controles eletrônicos de estabilidade e de tração, freios com ABS e EBD, sensores de obstáculos dianteiros e traseiros com câmara de vídeo, monitoramento da pressão dos pneus, entre outros. São oito airbags no total, sendo que as bolsas dianteiras possuem sistema de múltiplos estágios. Já os airbags laterais trabalham com sensores de rolagem e anticapotamento -- caso o modelo venha a capotar, as bolsas permanecem infladas por cinco segundos (contra o padrão de 1,5 segundo), protegendo os ocupantes.

Fonte: UOL Carros







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