30/12/2009
Suíços criam Panamera anabolizado

Aqui no Brasil, FAB é a sigla da Força Aérea Brasileira. Já na Suíça essas três letras juntas batizam uma prestigiada preparadora de modelos da Mercedes-Benz. No entanto, os tempos mudaram e os engenheiros da empresa agora começam a voltar suas atenções para carros de luxo de outras marcas. E o cupê Panamera, da Porsche, foi escolhido como primogênito da nova fase da FAB.

FAB Panamera

E para a nova empreitada, os suíços vão ter como política desenvolver carros que atendam aos desejos dos donos e sempre em números reduzidos - no máximo 15 unidades.

FAB Panamera

O FAB Panamera chama a atenção, segundo os suíços, pelo pacote aerodinâmico extrovertido. O desenho foi refeito com um viés esportivo e com entradas de ar generosas. O capô e outros acessórios são feitos de fibra de carbono. As saias laterais, para-lamas e o aerofólio traseiro criam um efeito que pode até enganar um desavisado.

FAB Panamera

Com isso, o Panamera ficou com o visual de um legítimo de cupê esportivo, mas preservou as portas traseiras.

Atrás, um difusor de ar instalado logo abaixo do para-choques cria uma força de sustentação negativa (downforce) que faz o carro grudar no chão ao acelerar forte. As rodas exclusivas medem 22 polegadas. Mas as modificações não ficam restritas à aerodinâmica e ao desenho do Porsche. A FAB não revela a receita, só divulga que consegue tirar 700 cavalos de potência do motor 4.8 litros V8 do Panamera.

Um sistema de freios esportivo foi equipado para segurar o monstro e a suspensão esportiva é 20 milímetros mais baixa. Pensando bem, a nossa FAB cuida de aviões, mas a FAB suíça não fica atrás.

Fonte: Carsale