Aqui no Brasil, FAB é a sigla da Força Aérea Brasileira. Já na
Suíça essas três letras juntas batizam uma prestigiada preparadora de modelos
da Mercedes-Benz. No entanto, os tempos mudaram e os engenheiros da empresa
agora começam a voltar suas atenções para carros de luxo de outras marcas. E o
cupê Panamera, da Porsche, foi escolhido como primogênito da nova fase da FAB.
E para a nova empreitada, os suíços vão ter como política
desenvolver carros que atendam aos desejos dos donos e sempre em números
reduzidos - no máximo 15 unidades.
O FAB Panamera chama a atenção, segundo os suíços, pelo pacote
aerodinâmico extrovertido. O desenho foi refeito com um viés esportivo e com
entradas de ar generosas. O capô e outros acessórios são feitos de fibra de
carbono. As saias laterais, para-lamas e o aerofólio traseiro criam um efeito
que pode até enganar um desavisado.
Com isso, o Panamera ficou com o visual de um legítimo de cupê
esportivo, mas preservou as portas traseiras.
Atrás, um difusor de ar instalado logo abaixo do para-choques cria
uma força de sustentação negativa (downforce) que faz o carro grudar no chão ao
acelerar forte. As rodas exclusivas medem 22 polegadas. Mas as modificações não
ficam restritas à aerodinâmica e ao desenho do Porsche. A FAB não revela a
receita, só divulga que consegue tirar 700 cavalos de potência do motor 4.8
litros V8 do Panamera.
Um sistema de freios esportivo foi equipado para segurar o monstro
e a suspensão esportiva é 20 milímetros mais baixa. Pensando bem, a nossa FAB
cuida de aviões, mas a FAB suíça não fica atrás.
Fonte: Carsale