5/1/2010
Fotos do Opel Meriva 2010 vazam na web

Fotos supostamente oficiais do novo Opel Meriva 2010 já podem ser apreciadas em vários websites europeus. As imagens mostram a segunda geração da minivan e cujos traços lembram bastante o protótipo revelado no Salão de Genebra de 2008. O novo visual rompe totalmente com o Meriva da primeira geração, lançado em 2003 - e que ainda é vendido no Brasil -, e é caracterizado pela identidade visual herdada do Insignia e do novo Astra, que traz entre outras novidades os grandes faróis repuxados e o para-brisa inclinado. O desenho da traseira também segue o estilo do Meriva-conceito (fotos mais abaixo), com destaque para o vidro amplo da tampa do porta-malas e as lanternas ovaladas.

Novo Opel Meriva 2010

Mas o que mais chama a atenção é a ousadia das portas traseiras, que se abrem no sentido contrário das dianteiras. As diferenças mais visíveis entre o modelo final e o protótipo ficam por conta dos espelhos retrovisores externos fixados às portas e das maçanetas com aparência mais contemporânea que futurista. O charme e a funcionalidade das portas de estilo suicida é um diferencial diante de concorrentes diretos como o novo Citroën C3 Picasso, do Honda Jazz - vendido no Brasil com o nome Fit - e o Renault Modus, que trazem portas convencionais.

Novo Opel Meriva 2010

Outro recurso do novo Meriva é que, diferentemente do luxuoso Rolls-Royce Phantom e do esportivo Mazda RX-8, e que também dispõem de portas suicidas, é que as traseiras podem ser abertas mesmo com as dianteiras fechadas. Segundo informações da imprensa especializada européia, o monovolume será vendido com motores de quatro cilindros turbo com 75 cv ou 140 cv, associados a um câmbio manual de cinco ou seis marchas, além de uma opção automática de seis velocidades.

Novo Opel Meriva 2010

O novo Meriva conta ainda com o sistema FlexSpace, que permite configurar os assentos de diferentes formas e sem a necessidade de retirá-los. A nova geração da minivan foi desenvolvida no centro de Engenharia da Opel em Russelheim, na Alemanha, sua produção teve início dias atrás na fábrica da marca em Saragoça, na Espanha. O novo Meriva deve ser apresentado oficialmente em março, durante o Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça.

Fonte: Carsale