1/2/2010
Jaguar comemora aniversário de 75 anos em 2010 – Conheça um pouco de sua história

A Jaguar comemora o seu 75º aniversário em 2010. Há mais de sete décadas, a marca cria carros com design que resiste ao tempo e se tornam referência em luxo e esportividade. Conheça um pouco da história da marca.

Jaguar-XJ_2010

“Neste ano celebramos nosso passado, os 75 anos da arte de desenhar e de construir carros marcantes na indústria automotiva. Também comemoramos a promessa de um grande futuro, com o lançamento do novíssimo Jaguar XJ. Nos três últimos anos, nós revitalizamos toda a nossa linha de veículos, com a apresentação de três modelos que fazem jus ao slogan ‘Beautiful Fast Cars’”, afirma o diretor geral da Jaguar, Mike O’Driscoll.

Jaguar-XJ_2010

Este movimento de renovação da linha de veículos começou em 2008, com a apresentação do XF. O luxuoso sedã de quatro portas e capacidade para cinco pessoas tem o visual e o desempenho de um superesportivo. Em 2009, o XK recebeu atualizações e as versões coupê e conversível foram redesenhadas, tornando-se modelos dignos das mais altas categorias do automobilismo mundial. Já em 2010, a marca traz ao mercado a mais nova versão XJ, um dos mais luxuosos e avançados veículos já produzidos na história da marca.

Jaguar XF 2010

Grande parte do sucesso desta renovação na linha de veículos Jaguar pode ser creditada ao diretor de design da marca, Ian Callum. Para ele, “o design dos Jaguar que serão produzidos nos próximos 75 anos devem respeitar e refletir o histórico de sucesso que a empresa conquistou nas últimas sete décadas e meia. Isto é, carros que fazem a gente torcer o pescoço para espiar seu desenho e apelam direto no coração”.

Jaguar

“Um projeto de design de sucesso deve passar pela grande prova do tempo, ultrapassando os conceitos sazonais da moda. A Jaguar possui uma linha de veículos que são tão emblemáticos atualmente quanto no momento de seus lançamentos. Este é o real legado da marca de produzir carros lindos e rápidos. Olhando para nossa gama atual composta pelo XK, XF e pelo novíssimo XJ e, ao mesmo tempo, enxergando o futuro da indústria automotiva, nós continuamos a inovar e nos tornar referência não apenas no design de automóveis, mas no design do mercado Premium em geral”, complementa Callum.

O nome Jaguar

A história da Jaguar começou em 1922, quando Sir William Lyons criou a Swallow Sidecars, uma empresa que construía acoplamentos laterais para motocicletas e automóveis. Em 1935, quando a companhia apresentou o SS 100, Sir William procurava um novo nome para empresa e, depois de consultar sua agência de publicidade em busca de sugestões, escolheu o nome “Jaguar”. O novo nome fez do SS100 o primeiro Jaguar produzido.

Jaguar E-Type 1971

O nome Jaguar foi ideal para a marca, já que representa toda a beleza, elegância, agilidade e poder de um felino, características que se aplicam perfeitamente em um automóvel. À época, Sir William declarou que um carro “é o mais próximo possível que se pode criar de algo que tem vida”. Este sentimento resistiu ao tempo e pode ser percebido perfeitamente ainda hoje nesta nova linha de veículos que capturou toda a essência dos modelos produzidos desde aquela época.

Ao longo da história, a Jaguar se firmou como a fabricante de veículos icônicos como o XK 120, apresentado no final dos anos 40 como um dos mais glamorosos carros esportivos da história. Da mesma forma, o C-Type e o D-Type também marcaram época entre os veículos de alto desempenho, conquistando inúmeras vitórias em diversos Grandes Prêmios europeus durante os anos 50. O E-Type, apresentado ao público nos anos 60, marcou uma geração e é considerado até hoje um dos mais belos carros já produzidos em todos os tempos.

O excelente histórico de produzir alguns dos mais memoráveis veículos esportivos da história sempre definiu o estilo e fizeram parte da “alma” da Jaguar. Mas a empresa também se firmou como uma grande fabricante de sedãs de luxo como o Mark II, apresentado no começo dos anos 60, e a renomada linha XJ, que perdura até os dias de hoje.

Em 2010 a Jaguar celebra os 75 anos desta grande trajetória. Ações em grandes eventos que incluem o tradicional festival de velocidade e regularidade de GoodWood, na Inglaterra, o Concours D’Elegance, de Pebble Beach, EUA, e as tradicionais Mille Miglia Clássicas na Itália. Os carros da marca também retornarão às pistas de corrida com um RSR XKR GT2, que participará de todo o circuito da American Le Mans Series.