A Volkswagen apresenta ao público em Genebra
o Novo Polo GTI. A versão apimentada do hatch impulsionado pelo motor TSI 1,4
litro, com injeção direta de gasolina, turbo e supercompressor com 180 cv de
potência. Toda a sua força é repassada para as rodas dianteiras através do
câmbio automático DSG de sete marchas, equipamento de série.
Outra novidade é o sistema de
bloqueio eletrônico transversal do diferencial (XDS), o qual reduz a tendência
às saídas de frente e melhora consideravelmente a dirigibilidade nas curvas
feitas em alta velocidade, de acordo com a marca.
A Volkswagen também informa que o Novo Polo
GTI, disponível com três ou cinco portas, tem peso do total de 1.194 kg. Com
isso, o carro é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,9
segundos e atingir velocidade máxima de 229 km/h.
Outro ponto destacado pela marca é o fato do
modelo ser o mais econômico e “limpo” GTI de todos os tempos. O consumo médio
cidade/estrada é de apenas 16,9 km/l, resultando na emissão de apenas 139 g/km
de CO2.
Comparando, a versão anterior, que tinha a
mesma potência, mas com um motor turbo 1,8 litro, fazia 12,6 km/l e emitia 188
g/km de CO2 – o novo GTI é 25% mais eficiente, uma evolução considerável.
O GTI é, também, o primeiro Polo a contar com faróis bi-xenon com iluminação
direcional, LEDs “daytime” e luzes indicadoras de curvas, além de teto solar
panorâmico com abertura por inclinação ou tradicional (ambos itens opcionais).
Em termos visuais, o Novo Polo GTI se
destaca pelas duas clássicas faixas vermelhas na grade dianteira, que
inspiradas no Golf GTI, também adota a estrutura em colméia das tomadas de ar.
Os paralamas também são mais alargados enquanto o aerofólio traseiro pintado na
cor da carroceria.
Outros detalhes exteriores do Polo GTI
incluem as rodas esportivas de 17 polegadas tipo “Denver”, que deixam à mostra
as pinças de freios vermelhas, além da traseira com desenho exclusivo, com
difusor na parte inferior.
Fonte: Carplace