18/3/2010
McLaren Automotive e seu novo MP4-12C são lançados oficialmente

A “nova” McLaren Automotive está fazendo hoje um evento de lançamento oficial de suas atividades e também revelando todos os detalhes do super esportivo McLaren MP4-12C, através do chefão Ron Dennis.

McLaren MP4 12C

A McLaren sempre comenta seus feitos no mundo do automobilismo. Por exemplo, que desde 1966, ela ganhou 25% de todas as corridas da F1 de que participou, que criou o primeiro chassi de fibra de carbono em 1981 e que é a primeira a criar um carro de rua também com chassi de fibra de carbono.

Agora, em relação ao futuro. O MP4-12C é este futuro. O modelo foi todo desenvolvido no Reino Unido, e também será fabricado lá, assim como todos os outros modelos que a McLaren fizer daqui em diante.

Eles começaram o desenvolvimento do MP4-12C cinco anos atrás, pensando em um modelo que (modestamente) seria melhor que os italianos da Ferrari e Lamborghini. Que se alguém quisesse apenas um modelo tão bom quanto os italianos, que comprasse um. Mas o futuro McLaren seria ainda melhor.

O que foi desejado no desenvolvimento desse modelo foi alcançar a melhor performance possível através da eficiência. Que ele fosse leve e aerodinâmico. E isso podemos ver através da célula central que é toda de fibra de carbono.

A estrutura toda é apenas uma peça, com componentes de alumínio nos cantos, para redução de peso. Em colisões de até 64 km/h é apenas necessário trocar os componentes da dianteira ou da traseira que se amassam. A célula continua intacta.

A busca por redução de peso foi extensa. Cerca de quatro quilos foram reduzidos através do uso de fios com condutores de alumínio, pra se ter uma idéia. No final das contas, um peso final de 1.300 quilos certamente valeu a pena todo o esforço.

Falemos do motor da McLaren MP4-12C. Se trata de um motor feito pela própria McLaren, não se usa motor da BMW ou da Mercedes como anteriormente. A unidade se chama M838T. É um V8 com twin-turbo e injeção direta, que entrega 600 cavalos.

A potência é enviada para as rodas traseiras através de um câmbio de embreagem dupla. Atuadores hidráulicos em cada canto do carro fazem com que a suspensão fique livre nas retas e firme nas curvas.

No interior, o esportivo tem o chamado IRIS Infotainment System, com tela de sete polegadas no painel, processador Intel de 1.6 GHz e software da Microsoft, contando com portas Bluetooth e Wifi para se conectar quase todo tipo de celular ou player portátil.

A McLaren tem 1.500 funcionários, entre pessoas que trabalharão montando o MP4-12C e os que trabalham na F1. E terá mais 300 ainda esse ano. Ou seja, uma empresa com recursos e tecnologia para criar um super esportivo de verdade, diferente de empresas que não tem nem 100 funcionários.

Até 2015, os planos da empresa é de estar vendendo 4.000 unidades por ano, entre o esportivo do lançamento e outros que virão por aí. Onde eles serão vendidos? Dentre as mais de 500 empresas que se candidataram a ser concessionárias McLaren, apenas 35 serão escolhidas, em 19 países.

Fonte: Notícias Automotivas