A linha completa do Fiat Punto 2011 está
sendo apresentada pela Fiat hoje, em suas informações para a imprensa. Ele tem
novas versões e acabamentos, como mostramos em algumas fotos anteriormente,
também tem opção do câmbio Dualogic e a maior novidade são os motores E.torQ,
1.6 16v e 1.8 16v.
As versões do Punto 2011 são agora: Essence
1.6 16V, Essence 1.8 16V, Essence 1.8 16V Dualogic, Sporting 1.8 16V, Sporting
1.8 16V Dualogic. Além da versão de entrada, a Attractive 1.4, e a esportiva
T-Jet, equipada com motor turbo 1.4 T-Jet.
Veja os preços da linha 2011 do Punto:
Punto 2011 – Attractive 1.4 8V: R$ 39.290
Punto 2011 – Essence 1.6 16V: R$ 44.190
Punto 2011 – Essence 1.8 16V: R$ 46.250
Punto 2011 – Essence 1.8 16V Dualogic: R$ 48.750
Punto 2011 – Sporting 1.8 16V: R$ 51.200
Punto 2011 – Sporting 1.8 16V Dualogic: R$ 53.730
Punto 2011 - T-Jet 1.4 Turbo: R$ 64.670
Esses novos motores 1.6 16v e 1.8 16v são
desenvolvidos e produzidos pela FPT – Powertrain Technologies, na fábrica de
Campo Largo, PR. Eles entregam 117 e 132 cavalos. O torque é de 16,8 e 18,9
kgfm.
A Fiat ressalta que a versão 1.6 16v tem 81%
de seu torque em 1.500 rotações. E o motor maior, 1.8 16v, entrega 93% de seu
torque em 2.500 rotações. Veja alguns dos componentes novos desses motores:
• Bielas sinterizadas, forjadas e
fraturadas. Entre as de menor massa no mercado para esta faixa de cilindrada,
elas oferecem precisão absoluta de montagem e alta resistência.
• Anéis do tipo low friction. De baixa carga tangencial, também estão entre os
de menor massa no mercado para esta faixa de cilindrada, o que deixa o motor mais
eficiente.
• Pistões otimizados e grafitados. Com menor peso e saias assimétricas,
minimizam o atrito com os cilindros. Enquanto o cubo reforçado maximiza a
resistência.
• Câmera de combustão com baixa relação superfície/volume. Proporciona a
diminuição do tempo de combustão e maior eficiência térmica, o que resulta em
ganhos de desempenho e queda no consumo.
• Corpo de borboleta drive-by-wire com sensor contactless. Elimina o contato
mecânico entre os componentes internos do sensor, o que atua para conservar o
perfeito funcionamento do motor ao longo de toda a vida útil.
• Coletor de aspiração em plástico: De material mais leve, favorece a
uniformização do fluxo para os quatro cilindros, além de otimizar o desempenho
e reduzir as perdas de carga.
• Tampa do cabeçote em plástico: Menor peso.
• Corrente de distribuição: Dispensa a necessidade de manutenções periódicas.
• Tuchos hidráulicos: Não necessitam de manutenção/regulagem.
• Virabrequim com microestrutura especial e com oito contra-pesos. Eles
garantem maior resistência a fadiga, funcionamento suave e ainda é muito mais
silencioso.
• Cárter estrutural de alumínio. Proporciona maior rigidez estrutural ao
motopropulsor.
• Filtros ecológicos. Apenas o elemento filtrante de papel e borracha é
trocado, aproveitando o restante da estrutura.
O novo motor 1.6 16V faz com que o Fiat
Punto atinja a velocidade máxima de 180 km/h (gasolina) e 182 km/h (etanol). O
Punto equipado com o motor 1.8 16V chega a máxima de 189 km/h (gasolina) e 191
km/h (etanol).
As novas versões do Punto 2011 chegam com
quadro de instrumentos iluminado por leds na cor branca, dando mais modernidade.
O modelo conta também com novos tecidos internos e novas rodas e calotas.
Outra novidade é o novo sistema de rádio do
Fiat Punto 2011, que possui rádio CD player com MP3/WMA e RDS, oferecendo
ainda, como opcional, Blue&Me™ com comandos do rádio no volante e conexão
USB.
Agora veja a lista de equipamentos das
versões:
A versão Attractive, com motor 1.4 de 85 cv
/ 5.750 rpm (gasolina) – 86 cv/ 5.750 rpm (etanol) cv de potência, traz entre
os seus itens de série computador de bordo com seis funções, direção
hidráulica, alertas de limite de velocidade e manutenção programada, comando
interno de abertura do porta-malas e da tampa de combustível, Follow me home,
My Car Fiat, limpador/desembaçador do vidro traseiro, maçanetas externas,
retrovisores e para-choques na cor do veículo, mais travas de portas elétricas
e vidros dianteiros elétricos com função one touch e antiesmagamento.
A versão Essence 1.6 16V, além do novo motor
E.torQ 1.6 16V e dos equipamentos da Attractive, conta ainda de série com ar
condicionado, volante com regulagem de altura e profundidade, faróis de neblina
e computador de bordo com 10 funções.
Para a Essence 1.8 16V, fora a maior
potência do motor E.torQ 1.8 16V, o cliente ganha também de série apóia-braço
central no banco do motorista, retrovisores externos elétricos e chave canivete
com telecomando para a abertura e fechamento das portas e vidros. Já a Essence
1.8 16V Dualogic traz ainda câmbio Dualogic® automático e piloto automático.
Para quem prefere um visual ainda mais
esportivo, a versão Sporting oferece todos os equipamentos de série da Essence
1.8 16V mais faróis com máscara negra, cintos de segurança vermelhos,
minissaias laterais e frisos no teto na cor do veículo, recobrimento esportivo
dos pedais e apóia-pé, ponteira de escapamento esportiva, spoiler na tampa
traseira, além de HSD (High Safety Drive) composto por airbag motorista e
passageiro e freios com ABS, rádio CD MP3 integrado, volante em couro com
comandos de rádio e rodas de liga leve aros 16”. A Essence 1.8 16V Dualogic
ganha o câmbio dualogic e piloto automático.
A top de linha T-Jet, equipada com motor
turbinado 1.4 de 152 cv de potência a 5.500 rpm, traz mais vários componentes
exclusivos de série, como freio a disco nas quatro rodas, bancos esportivos,
minissaias laterais na cor preta, ponteira de escapamento esportiva com saída
dupla cromada, piloto automático, sensor de estacionamento, vidros elétricos
traseiros com one touch e antiesmagamento, Blue&Me (inclui volante em couro
com 8 botões), som Hi-Fi com subwoofer e rodas de liga leve aro 17”, com pneus
205/50.
Fonte: Notícias Automotivas