Notícias

3/3/2011
Novo Volvo S60 – Confira detalhes e fotos do lançamento em alta resolução 

“Atrevido” é uma palavra que se encaixa muito bem com o Novo Volvo S60. Visual imponente, motor “nervoso” e “arisco”, comportamento agressivo, muita segurança e tecnologia embarcada. Assim podemos definir o novo sedan da marca sueca lançado oficialmente no Brasil na terça-feira (01 de março). O modelo chega inicialmente na versão T6 Turbo, a top de linha, recheado de equipamentos e um belo motor 3.0 V6 de 300 cavalos de potência. Veja mais detalhes.


O Volvo S60 é um carro que chama a atenção pelo design. A frente do carro com a grade, o emblema da Volvo maior combinado com os imediatamente chamam a atenção de quem vê o carro pelo espelho retrovisor.


Para o vice-presidente de Design da Volvo Cars, Peter Horbury, “a atitude que ele [S60] transmite é de orgulho e auto-confiança, mas sem parecer muito agressivo. Não há dúvidas de qual carro está atrás de você”, ressalta Horbury.


A
 linha de cintura lateral que vai aumentando da dianteira até a tampa traseira transmite a sensação de movimento, mesmo com o carro parado. O desenho do capô e as pequenas saliências na frente e na traseira também sugerem um aspecto mais esportivo.


Como item opção, a marca também oferece um kit de personalização, o qual inclui acabamentos de para-choques dianteiro e traseiro, saídas de escapamento em formato quadrado e rodas de aro 18.


Os faróis e lanternas do Volvo S60 são formados por LEDs. Segundo a marca, a posição vertical dos faróis frontais, as lanternas aplicadas ao lado dos faróis, os indicadores de seta nos espelhos retrovisores externos e a posição das lanternas traseiras foram projetadas de forma a permitir que o S60 seja facilmente reconhecido mesmo no escuro.


“Algumas das lâmpadas traseiras são integradas à tampa do bagageiro, criando um feixe de luz horizontal que faz com que o carro pareça ainda mais baixo e largo quando é visto de trás” diz Örjan Sterner, responsável pelo design exterior do Novo S60
.

Seis inovações tecnológicas em segurança automotiva 

Na apresentação do modelo, os representantes da Volve destacaram as seis inovações tecnológicas em segurança automotiva presente no Volvo S60.


O primeiro sistema é o ASC (Advanced Stability Control – Controle Avançado de Estabilidade). Este sistema conta com um novo sensor de ângulo, pelo qual é possível identificar qualquer tendência de derrapagem desde o estágio inicial. Isso significa que o DSTC (Dynamic Stability and Traction Control – Controle Dinâmico de Estabilidade e Tração) pode ser acionado antes e com mais precisão, facilitando manobras mais rápidas e bruscas.


A outra novidade do Volvo S60 é o Corner Traction Control. Este sistema utiliza a transferência de torque para que o carro possa fazer curvas de forma de forma mais suave. Quando faz uma curva, as rodas internas são freadas ao mesmo tempo em que maior força é transmitida para as rodas externas. Isso permite ao motorista realizar curvas mais fechadas com precisão, reduzindo a tendência de perder o controle.


No quesito conforto, o Novo S60 traz uma das melhores inovações de tecnologia automotiva já criada pela Volvo Cars, o Adaptive Cruise Control (ACC) – Piloto Automático Adaptativo. Trata-se de um sistema que faz o sedã de luxo da marca manter, automaticamente, distância do veículo da frente, ajudando a evitar pequenas colisões em situações de tráfego intenso. A novidade é que o ACC opera também em velocidades abaixo de 30km/h. Quando identifica que o carro da frente pára, o sistema freia e carro e da mesma, quando identifica que o fluxo está andando, acelera automaticamente. Em resumo, o sistema faz o chato e cansativo trabalho de “anda e para” automaticamente.


A mais nova geração de soluções tecnológicas da Volvo Cars voltadas à segurança preventiva traz uma inovação revolucionária no Novo S60, o Detector de Pedestres com Frenagem Automática Completa (Pedestrian Detection with Full Autobrake).


Inédito na indústria automotiva mundial, o dispositivo é capaz de verificar, por meio de um sistema que inclui câmera e radar, a presença de pessoas que atravessam a rua na frente do carro. Ele emite alerta visual e sonoro e, automaticamente, aplica a capacidade total de frenagem caso não haja reação do motorista.


Apresentado em 2008, com o lançamento do Volvo XC60, o City Safety é item de série também no Novo S60. Com esse sistema, o carro freia automaticamente caso o motorista não reaja a tempo de evitar uma colisão iminente, evitando completamente impactos até 35 Km/h.


Item de série para todos os modelos Volvo 2011, o Volvo on Call é um sistema de comunicação computadorizado controlado via satélite que presta assistência ao proprietário do veículo 24 horas por dia, sete dias por semana.


Em situações de emergência o Volvo On Call aciona socorro médico mesmo que o motorista não tenha condições de acionar o sistema sozinho. A central de atendimento oferece assistência em caso de acidentes, pane técnica, pneu furado ou furto do veículo, além de serviços de comodidade como destravamento remoto de portas ou informação sobre a localização do veículo.


A
lém dos citados acima, o Volvo S60 também conta com faróis bi-xenon adaptativos, câmera dianteira para pontos cegos, câmera traseira de estacionamento e sistema de informação do ponto cego (BLIS).


O novo S60 T6 3.0 Turbo chega ao Brasil com o preço de R$169.900,00. As versões T4 e T5 serão lançadas no final do primeiro semestre de 2011. A Volvo Cars espera alcançar um volume anual de vendas do modelo de 90 mil no mundo. Somente no mercado brasileiro, a marca pretende vender mil unidades em 2011.














Texto e Fotos: Fábio Trindade
 

Fonte: Carplace







CONHEÇA AS NOSSAS
REDES SOCIAIS

AV. CEL. MIGUEL DIAS, 99 - ÁGUA FRIA - FORTALEZA / CE - (85) 85 3482 6777 | sindivel.sindicato@gmail.com