15/12/2011
FIAT lança PANDA na Itália

Fiat lançou nesta quarta-feira (14) novo Panda, produzido na fábrica de Pomigliano, no sul da Itália. A unidade fabril foi foco de polêmica no ano passado, quando os trabalhadores foram forçados a aceitar condições mais severas de trabalho, a fim de salvar seus empregos.

Para o CEO do Grupo Fiat, Sergio Marchionne, o Panda simboliza um acordo inovador com os sindicatos que salvou a fábrica de Pomigliano de ser fechada, após as vendas do grupo serem abaladas com a crise de 2008. “Nós respondemos aos céticos, críticos e antagonistas", disse Marchionne durante o lançamento.

A Fiat investiu 700 milhões de euros na transferência da produção de seu novo compacto Panda da Polônia para a Itália. A unidade de Pomigliano é uma tradicional fabricante dos carros esportivos da Alfa Romeo, uma marca que foi fortemente atingida pela crise.