Notícias

23/10/2023
Financiamento de carros para idosos, até que idade é permitido ?  

Muitas dúvidas surgem hora de financiar um carro e sabemos que as exigências dos bancos estão cada vez mais criteriosas. Fatores como ter um bom score e uma boa comprovação de renda são decisivos na hora da aprovação. Mas e a idade, será que interfere nesse processo ?


Respondendo a nossa pergunta: sim! A idade interfere não só no financiamento de carros, mas também em qualquer empréstimo a longo prazo, como empréstimos consignados e ofertas de crédito direto ao consumidor. 


O financiamento é uma modalidade vantajosa para o consumidor, tendo em vista que mesmo sem a quitação do valor total você recebe seu bem proporcionando tempo para a quitação do veículo. A aprovação de cada proposta vai depender muito do risco que cada instituição financeira está disposta a correr e a idade vai sim ser levada em consideração. 


Cada instituição necessita de garantias de que o valor financiado será pago, caso contrário você ficará inadimplente e terá seu nome sujo na praça. Esse é um dos grandes problemas do setor fazendo com que sejam aprovadas cada vez menos linhas de crédito. 


Dessa forma, para se protegerem, os bancos não costumam aprovar financiamentos para jovens menores de 20 anos e idosos de 70 ou mais. No caso dos jovens a falta de histórico como pagador devido a pouca idade é uma barreira para que consigam a aprovação. Já para os idosos, a idade avançada representa um peso contra os financiamentos. Como um parcelamento de um veículo para idosos pode chegar a 5 anos, os bancos entendem que não há previsibilidade para a quitação. 


Com o aumento da expectativa de vida e, principalmente da qualidade de vida na terceira idade, muitos brasileiros estão conseguindo aproveitar melhor a aposentadoria. Isso inclui adquirir bens ou melhorar seu patrimônio. Na condição de aposentado ou pensionista o idoso tem mais chances de conseguir o financiamento, visto que possuem uma renda fixa paga pelo governo federal. Assim as financiadoras entendem que o risco de inadimplência é menor, tendendo a flexibilizar a análise. 


O Serasa se ampara em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que determina que a expectativa de vida do brasileiro é de 77 anos. Assim o mercado estipula um "teto" de 70 anos para comprar um carro financiado.

Por Adelia Wirtzbiki.







CONHEÇA AS NOSSAS
REDES SOCIAIS

AV. CEL. MIGUEL DIAS, 99 - ÁGUA FRIA - FORTALEZA / CE - (85) 85 3482 6777 | sindivel.sindicato@gmail.com